Como tornar-se Rotariano

O Rotary International é uma associação mundial de mais de 32.000 Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os associados dos  clubes são chamados rotarianos e integram uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que dedicam tempo e conhecimentos a serviço de suas comunidades e do mundo. Os Rotary Clubs, por sua vez, integram a associação mundial chamada Rotary International.

Se você quiser ser rotariano, visite um clube e se apresente. Para se efetivar, será necessário que algum rotariano do clube visitado se disponha a ser seu padrinho, pois o ingresso ao Rotary é feito mediante convite. Mas não se intimide. Com algumas visitas você fará amizades e este convite certamente será feito.

Posso ir a uma reunião sem compromisso?

Sim, todas as nossas reuniões são abertas e qualquer pessoa pode estar conosco. Visite vários clubes até você encontrar aquele com quem você tem mais afinidade. Visite este clube várias vezes até você ter certeza de que ser rotariano é o que você quer.

O que é preciso para ser associado?

Os associados em potencial devem:

Exercer ou ter exercido cargo profissional, executivo, gerencial ou de liderança na comunidade

Ter demonstrado compromisso pessoal com o servir

Poder comparecer às reuniões semanais ou atender aos requisitos de participação em projetos de prestação de serviços à comunidade

Residir ou trabalhar próximo do clube

Responsabilidades dos rotarianos

Os rotarianos devem comparecer a reuniões semanais, pagar quotas anuais ao clube, ao distrito e ao Rotary International, e participar ativamente de atividades e projetos. Os clubes incentivam os associados a almejar papéis de liderança.

Requisitos de frequência a reuniões

É preciso comparecer a pelo menos 50% das reuniões para manter a condição de associado representativo do Rotary. Caso não puder comparecer, poderá recuperar frequência no período entre 14 dias antes e 14 dias depois da reunião. Há inclusive diversas opções para associados que tenham a agenda cheia.

Valor da cota paga ao Rotary International

O valor da cota per capita a ser paga ao Rotary International é atualmente US$24,50 por semestre. O valor das taxas dos clubes varia, portanto, informe-se junto ao clube em que deseja ingressar.

Qual a idade mínima para entrar para o Rotary?

Não há idade mínima para ingressar no Rotary. Porém, é preciso que esteja estabelecido profissionalmente e disponha de tempo e recursos financeiros para cobrir taxas e outras despesas. Caso esteja interessado em ingressar em um Rotary Club, informe-se sobre os requisitos.

Estudantes universitários podem tornar-se rotarianos?

Não. Os rotarianos são indivíduos que trazem sua bagagem profissional ao clube, e estudantes não têm a experiência necessária para serem associados. Os estudantes em nível universitário e jovens adultos podem, contudo, ingressar em Rotaract Club.

Os alunos de ensino secundário podem participar?

Sim. Através do Interact, um programa de clubes de prestação de serviços para jovens entre 14 e 18 anos, eles têm a oportunidade de participar em atividades divertidas e educativas, desenvolver suas habilidades de liderança e fazer novos amigos.

Localização do Rotary BH